29 junho, 2017

Projeto Eliminar a Dengue - Desafio Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz vem desenvolvendo desde 2012 o Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil.
O Rotary RJ Ilha do Governador, preocupado com o adequado atendimento à comunidade insulana, recebeu na terça-feira, 27 de junho de 2017, equipe da Fundação Oswaldo Cruz que fez apresentação do Projeto, visando o engajamento do clube.
O Projeto, sem fins lucrativos, tem sua origem na Austrália e vem sendo aplicado em diversos países tais como Austrália, Indonésia, Vietnã, Colômbia, Índia e Brasil.

A proposta do Projeto é reduzir a transmissão dos vírus da dengue, Zika e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti, de uma forma segura e sustentável.

O Projeto utiliza uma bactéria, chamada Wolbachia, naturalmente presente em cerca de 60% dos insetos. O método não usa nenhum tipo de modificação genética.

Os cientistas comprovaram em laboratório que, quando a bactéria Wolbachia está introduzida no Aedes aegypti, o mosquito perde a capacidade de transmitir essas doenças.

Projetos-piloto
Durante os projetos-piloto os mosquitos com Wolbachia foram liberados de forma programada pela equipe do Projeto. Ao se reproduzirem com os Aedes aegypti existentes no local, os filhotes já nascem com a bactéria Wolbachia, o que garante a autosustentabilidade do método.

Veja abaixo imagens ilustrativas sobre o método utilizado no Projeto.
No Brasil, os bairros de Tubiacanga (Ilha do Governador - Rio de Janeiro) e Jurujuba (Rio de Janeiro - Niterói) receberam os projetos-piloto do Eliminar a Dengue: Desafio Brasil. Agora, o Projeto expande suas atividades para outras áreas desses municípios, até atingir um contingente populacional em torno de 3 milhões de habitantes.
Caso você tenha interesse em conhecer mais a fundo este Projeto de grande interesse para a população, consulte o site do Projeto e confira as informações e método utilizado, em desenho animado, no endereço www.fiocruz.br/eliminaradengue, ou consulte apelo email eliminaradengue@fiocruz.br
Caso queira agendar uma apresentação do Projeto use o email acima, ou os telefones 21-3882-9265, ou 21-99643-4805 (Whatsapp), com atendimento de segunda a sexta-feira, da 09:00 horas às 12:00 horas e das 13:00 horas às 17:00 horas. Poderão ser feitas ligações a cobrar.

05 junho, 2017

Mensagem do Presidente de Rotary International Ian Riseley - Junho 2018

Há 60 anos a escolha do lema tem sido o privilégio, e por vezes o desafio, de cada novo presidente de Rotary. Um olhar sobre os lemas anteriores nos permite abrir uma janela para o pensamento e visão de cada líder – como eles enxergavam o Rotary, o espaço que visualizavam para o Rotary no mundo, e o que esperavam que o Rotary pudesse alcançar.
Quando chegou minha vez de escolher um lema, eu não hesitei. Eu sabia imediatamente que nosso lema para 2017-18 seria O Rotary Faz a Diferença. Para mim, essa pequena frase descreve não apenas o que fazemos agora, mas também o que almejamos fazer. Queremos fazer a diferença. Nós nos esforçamos para ajudar, para causar impacto, para tornar o mundo melhor.
Nos últimos dois anos, tenho visto diversas formas de como o Rotary está fazendo exatamente isso. Na Califórnia, depois dos incêndios naturais devastadores, vi rotarianos Fazendo a Diferença para aqueles que haviam perdido tudo. Na Guatemala, vi a diferença que simples fogões a lenha estão fazendo na vida de mulheres: elas agora não mais aspiram fumaça enquanto cozinham, e estão usando os fogões para iniciar pequenos negócios. Em Israel, visitei um centro hiperbárico apoiado pelo Rotary, que está ajudando pacientes que sofreram AVC e danos cerebrais a terem uma vida saudável e produtiva novamente. Em comunidades por todo o mundo, os rotarianos estão Fazendo a Diferença reassentando refugiados, imunizando crianças, garantindo suprimento seguro de sangue, e ajudando jovens a aprender e prosperar.
No mundo todo, tenho sido parte do compromisso dos rotarianos de plantar árvores. Enquanto essa edição da revista The Rotarian está sendo impressa, ainda estamos aguardando a contagem final de árvores plantadas, mas tenho o prazer de anunciar que já ultrapassamos nosso objetivo inicial de 1,2 milhão de árvores, ou seja, uma nova árvore para cada rotariano. Em todo o mundo, o Rotary continua promovendo, levantando recursos e apoiando a eliminação da pólio. Ano passado, o vírus selvagem causou apenas 22 casos de paralisia, e em apenas dois países. Estou confiante de que esse número em breve será zerado, e iniciaremos uma nova fase na linha do tempo da erradicação: a contagem regressiva, de no mínimo três anos desde o último registro de transmissão pelo vírus selvagem, para a certificação de um mundo sem pólio.
No nosso retorno para casa, na Austrália, Juliet e eu guardaremos doces lembranças dos lugares que visitamos, dos amigos que fizemos e do serviço que presenciamos. Muito obrigado a todos vocês pelo incrível trabalho que estão realizando animados pelo lema O Rotary Faz a Diferença.

Referência: My Rotary - Rotary International

Boletim Semanl n.º 25 - Período 2025-2026

Apresentamos o Boletim Semanal n.° 25, do Período 2025-2026. Para leitura completa, clique na imagem abaixo.