30 julho, 2020

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LACRES E TAMPINHAS

O Companheiro Sérgio Maurício Fabri vem se empenhando com grande dedicação à Campanha para arrecadação de lacres de latas de alumínio e tampinhas de garrafas PET, que visa a reversão dos mesmos em cadeiras de rodas.
A Campanha tem como objetivo atender necessidades do Banco de Cadeira de Rodas do Rotary Clube RJ Penha.
As imagens a seguir mostram o momento em que o Companheiro Sérgio Fabri recebia e encaminhava ao Banco de Cadeiras de Rodas uma grande quantidade de lacres e tampinhas que foram doadas pelo Pároco Eliseu, da Paróquia São José Operário, na Ilha do Governador, RJ, pela Dra. Márcia Angélica Romanach, do Instituto Mário Romanach e pela Sra. Maria Inês Alencar.
O Rotary RJ Ilha do Governador e o Banco de Cadeira de Rodas do Rotary Clube RJ Penha agradecem as doações.
  

  

REUNIÃO ONLINE DE 28/07/2020

A Reunião Online do dia 28/07/2020 teve início às 18:15 horas, com a presença de 20 participantes. O Presidente Carlos Felipe abriu a reunião com o toque do sino virtual e a saudação à Bandeira Nacional, solicitando, em seguida que o Diretor de Protocolo, Augusto Marques desse início aos trabalhos.
Inicialmente foi convidado o Companheiro Luiz Carlos Dias para a Informação Rotária, tendo sido abordado o tema da nova Área de Enfoque de Rotary, Meio Ambiente. Em seguida o Companheiro Augusto Marques convidou o Companheiro Sylvio Regalla para a apresentação do palestrante da noite, Dr. Rômulo Campello Teixeira, Presidente da SOMEI - Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador.
Após a apresentação o Dr. Rômulo foi convidado  para sua palestra que versou sobre o tema "SAÚDE NO RIO E EM PARTICULAR NA ILHA DO GOVERNADOR".  A palestra do Dr. Rômulo foi muito esclarecedora e elucidativa, provocando nos presentes grande interesse, o que foi constatado pelo grande número de participações com perguntas e comentários sobre o tema.
No momento de Comunicações o GA Francisco de Jesus apresentou decisões tomadas no âmbito da Governadoria do D4571 sobre as visitas virtuais da GD Kassima, que deverão ocorrer até dezembro de 2020. O GA Francisco convidou a todos para que se inscrevam ao próximo Instituto Rotário, que será por meio de reuniões online, com inscrição gratuita.
Nada mais havendo a tratar o Presidente Carlos Felipe deu por encerrada a Reunião às 20:00 horas, com o toque do sino virtual e a saudação ao Pavilhão Nacional.
A seguir imagens da reunião.

  

  

  

  

          

29 julho, 2020

BOLETIM SEMANAL Nº 04 E BOLETIM DA SAUDADE Nº 18

O Boletim Semanal nº 18 apresenta o transcurso da última Reunião Semanal Online. 
Se você tem curiosidade por saber como surgiu o Boletim da Saudade, na edição de nº 18, que hoje trazemos, fica desvendado como a ideia apareceu e ganhou forma. O Boletim da Saudade, conforme já mencionado em postagens anteriores, tem como objetivo deixar registrada,para a Família Rotária, passagens da história do Rotary RJ Ilha do Governador.
Para ler a íntegra dos dois boletins, basta clicar nas imagens apresentadas abaixo.

           

28 julho, 2020

5 PERGUNTAS SOBRE PROJETOS AMBIENTAIS

Ilustração: Viktor Miller Gauss
Tradução livre de matéria apresentada por Diana Schoberg na Revissta The Rotarian, de Julho de 2020, com Karen Kendrick-Hands - Diretora de comunicação, Grupo de Ação Rotária de Sustentabilidade Ambiental (ESRAG). Seguem as perguntas formuladas e respostas apresentadas.
1. Como o ambiente se encaixa nas áreas de foco do Rotary?
Qualquer projeto em qualquer área de foco se beneficiará de ter a sustentabilidade ambiental como uma de suas palavras de ordem. É muito mais difícil fornecer água limpa para as pessoas se a sua bacia hidrográfica estiver comprometida - se o seu rio estiver cheio de resíduos industriais, humanos e animais. A educação básica e a alfabetização são um desafio quando as crianças estão doentes porque a escola está bem contaminada. A saúde é afetada quando os insetos portadores de doenças expandem sua faixa geográfica devido à mudança dos padrões climáticos. As guerras pela água e os refugiados climáticos tornarão mais difícil alcançar a paz e a resolução de conflitos. O desenvolvimento econômico é mais lento quando não há energia adequada. O Rotary prestaria um grande serviço ao mundo se transferisse todos os projetos envolvendo a água, substituindo o uso de uma bomba a diesel por uma utilizando a energia eólica ou a energia solar. Esse é um projeto escalável.
2. Por que a ESRAG publicou um manual com ideias de projetos ambientais?
Muitas pessoas dizem que gostariam de fazer um projeto ambiental, mas não sabem por onde começar. Ou eles já podem estar fazendo algo em sua comunidade que eles nem perceberam que era um projeto ambiental - como adotar uma estrada ou organizar uma unidade de reciclagem de lixo eletrônico - e o manual, que trabalhamos com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criado em 2019, ajuda a educá-los sobre a ampla gama de projetos que ajudam o meio ambiente. Outras pessoas dizem que precisam de uma ideia que inspire seus clubes. Fiquei surpresa com a grande variedade de ideias de projetos que conseguimos reunir e apresentar no manual.
3. Você pode descrever algumas das sugestões de projeto?
Procuramos abordar tópicos que julgávamos importantes, tópicos que se encaixam bem nas áreas de foco existentes e tópicos que expandiram o alcance dos Rotary Clubs nas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Atualmente, seis das 17 metas não se enquadram em nenhuma das áreas de foco do Rotary - itens como energia barata e limpa, cidades e comunidades sustentáveis ​​e consumo e produção responsáveis. A contracapa é um exemplo de comunicado à imprensa. É um lembrete de que compartilhar nossa história cria a marca e cria impulso para mais serviços.
4. O que inspirou a colaboração da ESRAG com o PNUMA?
Em 2018, o Dia do Rotary nas Nações Unidas foi celebrado em Nairóbi, Quênia, e o PNUMA, com sede no país, ajudou a sediar o evento. O Rotary e o PNUMA decidiram trabalhar juntos para criar um manual para os Rotary Clubs que desejam participar do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é 5 de junho. A ESRAG trabalhou com o PNUMA no manual. Começa com uma declaração conjunta dos ex-presidentes do RI Barry Rassin e Mark Daniel Maloney. Ficamos emocionados por receber esse apoio e esperamos que este possa ser o início de mais colaboração entre o Rotary e o PNUMA.
5. Os rotarianos estão se envolvendo em projetos ambientais?
Fui convidada pela equipe do Rotary no início deste ano para ajudar a montar uma pesquisa para avaliar o interesse em projetos ambientais em todo o mundo rotário. Tivemos algumas informações da Climate Solutions Coalition, que é um movimento juvenil da ESRAG. Enviamos o link da pesquisa em um boletim no dia 23 de janeiro. Tivemos que obter todos os resultados até 31 de janeiro. Nesse breve período, recebemos mais de 5.000 pesquisas concluídas. Eu acho que isso mostra que há muita demanda reprimida. Pessoas interessadas em soluções ambientais poderiam trabalhar com outros grupos, e muitos rotarianos fazem. Mas o que estamos vendo é um desejo real de fazer seu trabalho ambiental dentro da estrutura do Rotary. Esse é um recurso futuro valioso para o Rotary. Não temos ideia dos membros que ele atrairá, das cordas da bolsa que serão afrouxadas.
Fonte: The Rotarian – Julho de 2020 – Autor: Diana Schoberg – Ilustração de Viktor Miller Gauss.
O download do Manual do ESRAG-UNEP (em inglês, ou espanhol), pode ser feito por meio do link esrag.org/esrag-unep-handbook . Ao lado, a capa do Manual.

22 julho, 2020

REUNIÃO ONLINE DE 21/07/2020

A Reunião Online do dia 21/07/2020 foi iniciada às 18:15 horas, com a abertura pelo Presidente Carlos Felipe dando o toque do sino virtual. Em seguida o Presidente passou a palavra ao  Companheiro Sylvio Augusto Regalla Júnior, Diretor de Protocolo Adjunto, para o Serviço de Protocolo da reunião, em virtude da ausência do Diretor de Protocolo titular, Manuel Augusto Marques, ausente em virtude de acidente com seu irmão. 
O Diretor de Protocolo convidou a fazer uso da palavra o Companheiro Sylvio Augusto Regalla, que falou sobre os planos do Clube para o período 2020-2021, notadamente na área da saúde na Ilha do Governador e suas intenções quanto a Projetos para atendimento à sociedade insulana. O Companheiro Regalla enfatizou que as ações que porventura venham a ser desenvolvidas pelo Clube, devem estar centradas no fornecimento/doação de materiais, não sendo prudente aporte financeiro às entidades a serem beneficiadas.
Função da exposição feita pelo Companheiro Regalla foram abordados temas como Projetos com a Fundação Rotária, principalmente pela força multiplicadora para o aporte financeiro feito pelo Clube. O Companheiro Regalla lembrou que não devem ser esquecidos Projetos menores que possibilitem atendimento direto às comunidades.
Concluída a apresentação do Comapnheiro Regalla, passou-se ao período das Comunicações, com o Companheiro Regalla Júnior sendo porta voz de sua irmã Maria Angélica, que agradeceu às menções feitas no Boletim da Saudade de nº 17, com relação à sua Família e o Período 1975-1976, em que seu pai, Companheiro Regalla, foi Presidente do Clube.
O Companheiro Regalla teceu comentários sobre seu Período 1975-1976 e as realizações, enfatizando a necessidade de o Clube retomar atividades que levantem recursos financeiros para facilitar sua participação em Projetos.
O Companheiro Luiz Carlos Dias aproveitou a ocasião para sugerir, e se colocando à disposição, para desenvolver algo como um planejamento operacional para o período, visando atuação mais dinâmica do Clube junto à sociedade da Ilha do Governador, o qual necessariamente precisará ser amplamente debatido com todos os Companheiros do Clube. Mencionou ainda que seria muito útil a participação intensa dos Companheiros mais jovens em tal iniciativa. A ideia foi aceita pelos Companheiros presentes e o Presidente Carlos Felipe sugeriu a realização de uma reunião online com ele próprio, e os Companheiros Luiz Carlos, Regalla Júnior e Jônathan, para abordarem o tema proposto.
Apresentaram suas comunicações os Companheiros Ferreira, mencionando a importância da proposta apresentada para dinamização do Clube e o Governador Assistente Francisco de Jesus, abordando o assunto Projetos com a Fundação Rotária e a possibilidade de se manter contato com a Companheira Christa Bonhoff, hoje na Alemanha, com vistas a emparceiramentos internacionais.
Nada mais havendo a ser tratado, o Presidente Carlos Felipe encerrou a reunião às 19:15 horas, com o toque do sino virtual.
Abaixo seguem imagens da reunião, as quais podem ser clicadas para melhor visualização.

 

 

 

 

21 julho, 2020

BOLETIM DA SAUDADE Nº 17 e BOLETIM SEMANAL Nº 03, PERÍODO 2020-2021

Apresentamos o Boletim da Saudade nº 17 e o Boletim Semanal nº 03 relativo ao Período Rotário 2020-2021. 
O primeiro nos traz recordações do Período Rotário 1975-1976, sob a Presidência do Companheiro Sylvio Augusto Regalla. Aborda entre outras realizações do Período, a criação do Ambulatório Médico na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, no bairro Galeão.
Jáo Boletim Semanal apresenta as notícias da última Reunião Online, do dia 14/07/2020, quando foram tratados assuntos de interesse do Clube. O Boletim também apresenta o agradecimento do Companheiro Sérgio Maurício Fabri pela doação de lacres de latas de alumínio que reverteram em cadeiras de rodas.
Para a leitura completa dos Boletins citados, basta clicar em cada uma das imagens abaixo.

          

18 julho, 2020

ROTARY RJ ILHA DO GOVERNADOR NA MÍDIA INSULANA

Na edição do dia 17 de julho de 2020, o Jornal Ilha Notícias, em sua seção Gente e Fatos, escrita por Daniel Balbi, divulgou a nova versão do site do Rotary RJ Ilha do Governador.
O Rotary RJ Ilha do Governador agradece a publicação ao Jornal Ilha Notícias, sempre atento na divulgação de iniciativas insulanas. 
Para acessar a edição completa do Jornal Ilha Notícias de 17 de julho de 2020, bem como outras edições, basta clicar no link a seguir Jornal Ilha Notícias .
A imagem abaixo reproduzem o material publicado.




15 julho, 2020

REUNIÃO ONLINE DE 14/07/2020

A Reunião Online de 14/07/2020 teve seu início às 18:20 horas, com a abertura pelo Presidente Carlos Felipe que a iniciou com o toque do sino virtual e a saudação ao Pavilhão Nacional.
Estiveram presentes à Reunião 12 Companheiros, com destaque para o Governador Assistente Francisco de Jesus, também Associado Honorário do Rotary RJ Ilha do Governador e o Companheiro Luiz Fernando Pinto, do RC RJ Rio Comprido, Presidente 2019-2020.
Em seguida passou a palavra ao Companheiro Augusto Marques (Presidente 1997-1998) para desenvolver o Protocolo da Reunião. Ato contínuo passou a palavra ao Companheiro Sylvio Augusto Regalla (Presidente 1975-1976 e 2012-2013) para a Informação Rotária da noite. O Companheiro Regalla relembrou uma sua Informação Rotária passada, que versa sobre o papel do Rotary, dos Rotarianos e suas atuações junto ao ambiente social de atuação do Clube, apoiando as comunidades vizinhas.
Após a Informação Rotária, o Companheiro marques passou a palavra ao Presidente Carlos Felipe para desenvolver o Companheirismo da noite, em virtude da ausência do Companheiro Hélio Capella. 
A seguir foi aberto o período de Comunicações, tendo o Companheiro Luiz Carlos Dias informado sobre contato mantido com a Sra. Débora Watanabe, do Rotary International Brazil Office (RIBO, sobre Clube Satélite e e-Clube. 
O Companheiro Francisco de Jesus, Governador Assistente junto ao Clube, para o Período 2020-2021 fez uso da palavra sobre o mesmo Tema, informando que após contato com a Sra. Débora encaminhou solicitação de apoio a um GD estudioso do assunto, para maiores esclarecimentos e posterior informação ao Clube.
Ainda no período das Comunicações o Presidente Carlos Felipe informou sobre a entrega da sala de propriedade do Clube, pelo então locatário, face às dificuldades do momento. Foi sugerido que seja retomado o processo de venda, o que deverá ser feito junto ao Companheiro Daniel, com a maior brevidade possível, em virtude dos custos decorrentes.
Os demais Companheiros presentes fizeram uso da palavra fazendo comentários sobre o assunto de venda da sala.
Ao final da Reunião, às 19:25 horas, o Presidente Carlos Felipe tocou o sino virtual e solicitou saudação ao Pavilhão Nacional.
A seguir, imagens retratando momentos da Reunião.



 

 

 

 

 

14 julho, 2020

BOLETIM SEMANAL Nº 02, PERÍODO 2020-2021 E BOLETIM DA SAUDADE Nº 16

O Boletim Semanal nº 02 do Rotary RJ Ilha do Governador, retratando a Reunião Virtual de 08/07/2020, traz a Informação Rotária apresentada pelo Companheiro José Ferreira dos Santos, com o tema "Recrutamento e Retenção de Sócios". Informa ainda o Boletim, que durante a Reunião ocorreu Assembleia Ordinária na qual foi empossado o Sr. Luiz Carlos Dias, que já fora Presidente do Clube no Período 2002-2003, e que teve como Padrinho o Companheiro Sylvio Augusto Regalla (Presidente 1975-1976 e 2012-2013).
Já o Boletim da Saudade de nº 16 traz como matéria de capa momentos de Companheirismo vivido por Companheiros do Clube, por vários anos, na Festa do Peão de Barretos, realizada anualmente na cidade de Barretos, no estado de São Paulo. A matéria conta a história da Festa e apresenta outros temas relacionados à mesma, com diversas imagens ilustrativas referentes à participação dos Companheiros do Rotary RJ Ilha do Governador.
Quer saber um pouco mais sobre os assuntos tratados nos Boletins citados neste post? Clique nas imagens abaixo e desfrute da leitura completa dos Boletins.

     

13 julho, 2020

PEQUENA DOAÇÃO ACARRETA GRANDES MUDANÇAS PARA MENINAS NA TANZÂNIA

Mentoras Kisa em uma escalada do
Monte Kilimanjaro com Curt Harris
em 2018
Imagem: Vozes do Rotary
Embora tenha ingressado no Rotary em 1997, não foi até lá que tive a oportunidade de viajar para a Tanzânia para escalar o Monte Kilimanjaro, como angariador de fundos patrocinado pelo Rotary, três anos depois que realmente senti que havia me tornado rotariano.
Esta foi a minha primeira oportunidade de visitar um país em desenvolvimento e ver em primeira mão como é a pobreza. É bastante revelador. Também pude observar algumas das grandes coisas que o Rotary estava fazendo na área. Nessa viagem, nossa equipe de 11 alpinistas levantou quase US $ 300,000 para apoiar o Hospital Selian no norte da Tanzânia. Três anos depois, voltei com uma equipe menor, levantando US $ 125,000 para ajudar a construir a nova instalação irmã do Hospital Selian, perto do centro de Arusha.
Curt Harris, à direita, exibe o logotipo
do  Rotary no pico  do Monte Kilimanjaro
durante uma de suas cinco subidas
Imagem: Vozes do Rotary
Já subi o Kilimanjaro cinco vezes, com planos em andamento de voltar pela sexta vez, neste outono ou em 2021, dependendo do estado da pandemia do COVID-19. (De fato: ainda estou procurando mais três pessoas para ingressar em nossa equipe atual de sete pessoas. Portanto, se você estiver interessado, entre em contato comigo (veja abaixo)
Mentoras Kisa
Alguns podem pensar em escalar o Kilimanjaro cinco vezes um pouco estranho, e podem estar certos! Mas nas duas últimas vezes, em 2016 e 2018, liderei equipes que fizeram algo verdadeiramente especial. Em cada uma dessas subidas, juntamos algumas jovens mulheres tanzanianas que se formaram no Projeto Kisa, um programa patrocinado pela AfricAid . O Projeto oferece oportunidades robustas de orientação que ajudam as meninas do ensino médio a aprender habilidades como confiança, liderança e resiliência para ter sucesso na escola e além. De fato, 97% dos estudiosos da Kisa continuam no ensino superior, em comparação com uma média nacional na Tanzânia de 3%. É um programa notavelmente eficaz.
As jovens que se juntaram a nós estavam muito empolgadas por fazer parte de nossa escalada. Muito poucas mulheres na Tanzânia conseguem escalar o Kili - elas normalmente não podem pagar e a cultura as desencoraja. Também estávamos empolgados por elas se juntarem a nós, porque isso nos deu a chance de ouvir em primeira mão as histórias que as levaram a se tornarem as mulheres confiantes, bem-sucedidas e com formação universitária que agora servem como mentoras do Projeto Kisa hoje.
Uma das meninas em nossa escalada em 2018 se chamava Ellie. Durante o jantar, certa noite, ela compartilhou que quando era jovem, seu sonho era simplesmente ir à escola. Ellie; era a caçula de nove filhos com uma mãe solteira na zona rural da Tanzânia. As meninas de sua vila não frequentavam a escola. Elas ficavam em casa, faziam tarefas domésticas, puxavam água, casavam-se e tinham muitos filhos.
Mas Ellie teve esse sonho. Ela escapava para a escola sempre que podia. Às vezes, o diretor a mandava para casa. Se seus irmãos descobrissem, eles a espancariam. Mas ela sempre voltava. Finalmente, o diretor e sua família cederam, e Ellie poderia ir para a escola. Ela se formou, foi para a faculdade e agora é mentora do Projeto Kisa. Ela até começou sua própria organização sem fins lucrativos, Her Journey to School , através da qual trabalha para convencer os pais na Tanzânia a educar suas meninas.
Agora, aqui está o verdadeiro argumento:
Vinte anos atrás, meu Rotary Club em Evergreen, Colorado, convidou Ashley, uma menina local de 15 anos, para falar sobre uma ideia que ela teve para uma organização sem fins lucrativos. Nosso clube deu a ela a chance de falar (e talvez um pouco de confiança), depois passou o chapéu para angariar cerca de US $ 900. Ela usou esse dinheiro para iniciar o AfricAid .
Duas décadas atrás, essa pequena doação de um clube no mundo ajudou a iniciar um processo que orientou 10.000 meninas, dando-lhes as habilidades necessárias para levar a vida que escolhessem e criando um efeito cascata de mudança em suas comunidades.
Como rotarianos, fazemos muito o bem. Mas, às vezes, nem sempre percebemos o impacto a longo prazo do nosso trabalho. Então, vamos todos lembrar - especialmente agora - que mesmo um esforço aparentemente pequeno pode ter um impacto tão grande em sua comunidade local, ou mesmo a meio mundo de distância.
Descubra como apoiar oportunidades de mentoria para meninas na Tanzânia ou obtenha informações sobre como se juntar a Curt em sua escalada, enviando um email para info@africaid.com ou enviando um tweet para @AfricAid.
Fonte: Vozes do Rotary - Autor:Curt Harris, ex-governador do Distrito 5450 do Rotary.

Boletim Semanl n.º 25 - Período 2025-2026

Apresentamos o Boletim Semanal n.° 25, do Período 2025-2026. Para leitura completa, clique na imagem abaixo.