As quatro Avenidas de Serviços foram criadas em 1926 pelo rotariano inglês Sydney Pascal (que serviu como presidente do RI em 1931-32) e por Vivian Cartes, secretário do RIBI, na ocasião. Ambos desenvolveram os conceitos dos Serviços Internos, Profissionais, à Comunidade e Internacionais em uma manhã de domingo, durante uma caminhada nos arredores de Surrey, na Inglaterra.
Entende-se por AVENIDAS DE SERVIÇO as quatro grandes comissões responsáveis pela concretização do ideal de servir, preconizado por Rotary, constante de seu objetivo: cada grande comissão, ou avenida, é responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito e o objetivo resume-se em estimular o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1 - a SOCIABLILIDAE - dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;
2 - a SINCERIDADE - consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;
3 - a SOLIDARIEDADE - amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público; e
4 - a FRATERNIDADE - compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional.
As Comissões Permanentes de Serviços são:
- AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNOS (COMISSÃO da SOCIABILIDADE) - inspiradora da cooperação que impulsiona o trabalho nos diversos campos de atividades internas do clube.
Esta comissão é responsável pelo desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.
Os Serviços Internos abrangem tudo que o rotariano faz visando ao bom funcionamento do clube, como:
Esta comissão é responsável pelo desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.
Os Serviços Internos abrangem tudo que o rotariano faz visando ao bom funcionamento do clube, como:
- assistir a todas as reuniões;
- participar do companheirismo;
- participar ativamente dos programas;
- servir nas comissões;
- pagar pontualmente as mensalidades;
- representar o seu Rotary Club em atividades fora dele;
- Informar os não-rotarianos sobre o objetivo de Rotary;
- fazer palestras em outros Rotary Clubs;
- tomar parte nas reuniões interclubes, fóruns, institutos, assembléias e conferências, e se possível nas convenções internacionais.
Os Serviços Profissionais significam particularmente a obrigação de cada detentor de uma classificação no Rotary de divulgar esses princípios em todos os seus relacionamentos de negócio e de profissão com os não-rotarianos, e compartilhar com o seus companheiros rotarianos os ideais do seu próprio trabalho ou profissão. Os Conselhos Diretores dos Rotary Clubs são instados a fazer constar de seu plano de atividades, as seguintes comissões: - motivadora do princípio que estabelece o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional.
- Orientação Profissional
- Apoio Profissional
- Conscientização Profissional
- Reconhecimento Profissional.
A responsabilidade dos rotarianos é assegurar-se que sua conduta, profissional e nos negócios esteja de acordo com os princípios do Rotary e cooperar com os projetos implantados pelo clube.
- AVENIDA DE SERVIÇOS À COMUNIDADE, também chamada COMISSÃO da SOLIDARIEDADE. Esta comissão conduz o rotariano à prestação de serviços em benefício do bem-estar social, incentivando a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada cidadão na sua vida pública ou particular.
Serviços à Comunidade significam então tudo aquilo que o rotariano faz, individualmente ou em conjunto, para ajudar outras pessoas, como:
Serviços à Comunidade significam então tudo aquilo que o rotariano faz, individualmente ou em conjunto, para ajudar outras pessoas, como:
- interessar-se pessoalmente pela comunidade e pelas pesoas que nela residem;
- estudar os problemas e as necessidades da comunidade e procurar resolvê-los;
-
interessar-se pelos menores e pelos jovens, ajudando-s, acima de tudo, com o seu bom exemplo na vida em família e na sociedade, tendo sempre em mente o lema: cada rotariano, um exemplo para a juventude.
Os Rotary Clubs são incentivados pelo RI a criarem comissões de:
- Desenvolvimento Humano,
- Desenvolvimento Comunitário,
- Proteção do Meio Ambiente e
- Parceria no Servir.
- AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNACIONAIS, a COMISSÃO da FRATERNIDADE, via de aproximação que começa e termina onde estamos, dando volta ao mundo.
Os Serviços Internacionais referem-se a tudo aquilo que o rotariano pode fazer para promover a compreensão, a boa-vontade e a paz internacionais, pelo seu interesse na cultura, costumes, realizações, aspirações e problemas de outros povos, por meio de viagens ao exterior, leitura e correspondência, e colaboração em todas as atividades do clube que possam ser úteis aos povos de outros países.
Esta grande comissão sintetiza o interesse do Rotary pela aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando à consolIdação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
- AVENIDA DE SERVIÇOS À JUVENTUDE reconhece as mudanças positivas implementadas pelos jovens e por jovens adultos envolvidos em atividades de desenvolvimento de liderança, comunidade e projetos internacionais, além de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz mundial e a compreensão cultural.
A Avenida de Serviços à Juventude promove e apoia eventos e competições esportivas entre jovens da comunidade; incentiva a realização de atividades culturais entre as escolas; promove o Programa do Intercâmbio Internacional de Jovens; promove a realização de eventos RYLA, objetivando a criação de Interact Club e Rotaract Club.
Nenhum comentário:
Postar um comentário