Artigo apresentado pelo Dr. John Philip, Presidente da Irmandade Internacional de Médicos Rotarianos, em Rotary Service.
![]() |
| Membros da Irmandade Internacional de Médicos Rotarianos |
Como presidente da bolsa de médicos, achei emocionante ouvir histórias de nossos membros que se esforçavam para cuidar de pacientes gravemente doentes em circunstâncias desafiadoras, muitas vezes em risco pessoal. Ficou claro que muitos estavam sobrecarregados por falta de proteção pessoal e equipamento inadequado. Alguns também comentaram sobre a necessidade de lidar com o estigma social e as respostas hostis aos pacientes do Covid-19.
A segunda discussão da mesa-redonda on-line enfocou dois tópicos específicos - assistência ao final da vida e desafios da assistência à maternidade.
Os profissionais de saúde enfrentam dificuldades sem precedentes durante essa pandemia. O número de mortes é esmagador - em algumas unidades, há pouco tempo para superar uma morte antes de ter que passar para cuidar de outro paciente. Os parentes estão despreparados, quase sempre incapazes de oferecer amor e cuidados aos familiares doentes e incapazes de receber conforto e apoio durante o luto.
A assistência à maternidade - especialmente em emergências - expõe os médicos e parteiras atendentes a riscos especiais. A anestesia, quando necessária, requer provisões especiais de proteção. Muitas vezes, existem problemas práticos em permitir a presença do parceiro na sala de parto.
Muitos médicos sofrem com o excesso de trabalho e os riscos pessoais com pouco apoio. Nossas discussões garantiram que todo o mundo rotário se orgulha de sua dedicação e deseja-lhes felicidades. A Bolsa Internacional de Médicos Rotarianos é um grupo internacional multidisciplinar. Somos o lar natural de todos os profissionais de saúde do Rotary e além.
Por meio dessas reuniões on-line e comunicações por e-mail, agora estamos em contato com colegas de diferentes partes do mundo. Esperamos que nossa rede cresça e que possamos reunir visões e experiências de base neste momento de crise global.
Desde essas reuniões, houve um aumento nas discussões relacionadas às opções de tratamento. Outras questões levantadas são: estratégia de saída, prevenção, considerações éticas, tecnologia digital (faça e não faça) e danos colaterais.
Estamos planejando futuras discussões de mesa-redonda on-line. Para saber mais, entre em contato comigo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário