02 julho, 2022

Como colocar seu clube em um bom caminho para o novo ano rotário

O que torna um Rotary Club vibrante e outro não? Às vezes, isso nem sempre é a coisa mais fácil de entender. Mas posso garantir a diferença que isso faz durante minha experiência como rotariano nos últimos 12 anos. E muito disso decorre da eficácia com que um clube planeja e executa a mudança na liderança do clube.

Quando eu era presidente do meu clube em 2015-16, era apenas o terceiro ano do meu clube. Os membros tinham níveis mistos de experiência e entusiasmo. Alguns deles eram rotarianos há algum tempo, mas muitos eram novos no Rotary. Todos trouxeram seu próprio nível de profissionalismo e expectativas para o clube.

Participei de todos os programas de treinamento que meu governador de distrito havia organizado e as instruções eram meticulosas. No entanto, achei-os muito mais difíceis de implementar.

Todo ano rotário traz mudanças, de cima para baixo. É parte do que tem ajudado o Rotary a prosperar ano após ano, à medida que novas ideias e novas perspectivas são apresentadas, e novas lideranças trazem novas energias.

Mas, embora muitas vezes pensemos que todos os rotarianos entendem e apreciam as mudanças que ocorrem a cada 1º de julho, nem sempre é assim. Em retrospectiva, acredito que os clubes mais jovens precisam de um nível diferente de nutrição do que os mais estabelecidos.

Eu tinha um ótimo conselho de administração, mas não fomos tão eficazes quanto poderíamos ter sido. As metas e objetivos do ano rotário e os requisitos de cada dirigente não foram tão bem definidos quanto poderiam ter sido durante nosso programa de orientação de diretores. Como resultado, os associados fizeram sua parte, mas um fardo pesado caiu sobre meus ombros para manter o clube em movimento e em sintonia com os objetivos daquele ano rotário.

Minha experiência foi única? Eu não acredito. Desde então, passei a acreditar que é uma experiência enfrentada por muitos clubes mais jovens que não estão preparados para as expectativas de um novo ano e o que é necessário para impulsionar o clube e mantê-lo nos trilhos.

Acredito que os clubes mais jovens precisam de um nível diferente de nutrição do que os mais estabelecidos.

Recentemente, participei de um programa de orientação de diretores do meu presidente eleito Vidhya Subramanian e percebi o quão eficaz um clube pode ser se os associados estiverem mais unidos em direção a objetivos comuns e houver maneiras inovadoras de conduzir a agenda do clube.

O presidente eleito planejou meticulosamente cada detalhe e trouxe uma variedade de estudos de caso para mostrar problemas comuns que podem ocorrer e formas de combatê-los. Ela tinha estudos que abordavam o aumento do quadro associativo, engajando os associados, especialmente os inativos, fazendo com que ex-presidentes continuassem na liderança do clube, promovendo doações à Fundação Rotária e envolvendo todos no serviço. Ela trouxe alguns dos melhores oradores, incluindo ex-governadores de distrito, para compartilhar suas histórias inspiradoras. Ela contou com a ajuda de treinadores de distrito e clube.

Esse nível de compromisso e essa paixão une os associados e conduz o clube em direção a objetivos comuns. Isso leva a membros que estão totalmente engajados. Aumenta as conexões e amizades entre os membros e leva a projetos bem-sucedidos e duradouros.

Rotary Clubs, especialmente clubes jovens, serão beneficiados se puderem evoluir de uma abordagem “tamanho único” para mudança de liderança. Precisamos dar mais ajuda e apoio aos clubes mais jovens. E precisamos adotar uma mentalidade personalizada em que as equipes de liderança do clube encontrem seu próprio caminho de crescimento e passem tempo suficiente explicando suas metas e objetivos aos associados. Se pudermos fazer isso, grandes coisas acontecerão.

Por Vivek Khandelwal, ex-participante do Intercâmbio de Grupos de Estudos e associado do Rotary Club de Deonar, Mumbai, Índia – Rotary Voices – 15 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim Semanl n.º 25 - Período 2025-2026

Apresentamos o Boletim Semanal n.° 25, do Período 2025-2026. Para leitura completa, clique na imagem abaixo.