19 março, 2025

Ação Social pela Dignidade às Pessoas em Situação de Rua

O Rotary Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador realizou, no último dia 15 de março, junto com diversos parceiros, mais uma edição vitoriosa da AÇÃO SOCIAL PELA DIGNIDADE ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO de RUA.
Agradecemos imensamente toda a ajuda recebida das Instituições Parceiras, dos Voluntários e de toda Comunidade Insulana!
O evento teve a participação de 129 pessoas, incluindo os componentes do Coral Canto de Rua e apresentou resultados extraordinários, apoiando o público-alvo com diversas atividades, incluindo corte de cabelo, banho, distribuição de produtos de higiene pessoal, doação de roupas e de calçados, café da manhã e almoço, além de outras atividades que complementaram a Ação, incluindo-se apresentações do Coral Canto de Rua.
Sobre o Coral Canto de Rua, cabe informar mais detalhes sobre o mesmo:
O Coral Canto da Rua é um grupo de canto formado por pessoas em situação de rua, no Rio de Janeiro. O coral é uma iniciativa da Pastoral do Povo da Rua.
Seus Objetivos incluem: promover a autoestima e a renovação da vida das pessoas em situação de rua; transformar a qualidade de vida da população em situação de rua; integrar mundos sociais diversos e diminuir os abismos da separação
Dentre as atividades desenvolvidas no Coral estão: aulas de canto e expressão corporal, com professores profissionais; apresentações em missas e outros eventos; lançamento de documentário sobre a trajetória dos integrantes.
Os resultados alcançados incluem a realidade de alguns de seus integrantes refazerem seus vínculos familiares e voltar a morar com suas famílias, além de outros que residem em vagas alugadas contando com apoio financeiro de diversos grupos.
Como considerações finais, podemos informar que o Canto Coral de Rua é uma atividade que envolve uma série de competências musicais e que o Canto Coral de Rua pode ser considerado amador ou profissional, de cunho religioso ou laico, com objetivos artísticos, educativos, de lazer, de inclusão, entre tantos outros.
Como fato de destaque para o evento, podemos citar acontecimento de reencontro de um casal divorciado, brilhantemente relatado pelo Companheiro Bruno Alves (Presidente 2023-2024), conforme consta do texto abaixo.
Reencontro
Shirley, mãe, divorciada e moradora de São Gonçalo, pelejava por informações sobre o paradeiro do seu ex-marido William. Às vezes se perguntava se o mesmo ainda estaria com vida. No dia 11/03/2025 foi ao centro da cidade do Rio de Janeiro procurá-lo, com uma fotografia dele no bolso e um coração cheio de esperança. Perguntava a um grupo de moradores em situação de rua se alguém em algum momento já vira William, ou sabia de sua localização. Shirley deixou um telefone para contato caso alguém viesse ter alguma informação sobre o ex-marido.
No dia 15/03/25 estava marcada uma Ação Social Para Pessoas em Situação de Rua na Ilha do Governador, organizada pelo Rotary Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador. Na véspera, durante a preparação, Francisco procura Bruno para saber se haverá transporte para moradores em situação de rua que costumam ficar em um viaduto na entrada do bairro. Bruno responde que, infelizmente não haveria transporte.
No dia seguinte, já com a ação em andamento, Francisco estava muito incomodado, pois esse tal grupo da entrada da Ilha não participaria da ação e volta a procurar Bruno:
- Bruno, realmente não existe nenhum transporte para buscá-los?
Bruno responde: - Não Francisco, infelizmente não.
Francisco não esconde a sua frustração, perceptível por todo seu rosto quando passam poucos segundos e Bruno fala:
- Vamos fazer o seguinte: diga-me onde eles ficam que irei buscá-los com meu carro.
Ao chegar ao local indicado, existiam 3 pessoas e somente 1 quis ir ao evento, o sr. Sérgio.
Bruno fica pensativo, pois imaginava trazer mais pessoas; já com o carro em movimento pergunta:
- Mas Sérgio, não tem mais ninguém por aqui? Onde estão as pessoas? Onde posso encontrá-las? Me ajude!
Sérgio responde:
- No momento não tem mais ninguém. Podemos passar no abrigo e ver se encontramos alguém por lá.
Bruno sem saber onde é o abrigo citado, é guiado por Sérgio.
Ao chegarem, encontraram um grupo de 15 pessoas interessadas em participar da ação social e assim foram conduzidos ao evento em diferentes viagens com o veículo de Bruno.
Já no evento uma dessas pessoas que acabara de chegar da porta do abrigo ouve quase que um grito com seu nome:
- William!
Este se assustou pois não conhecia aquela mulher que o chamava.
Era Mirela, componente do Coral Canto de Rua que estava na Ação para se apresentar.
Aproximaram-se e, após entendimentos, William confirma sua identidade e Mirela lhe diz que Shirley, sua ex-esposa, estava à sua procura e deixou um telefone para contato.
Por fim Shirley e William tem uma conversa emocionada por telefone e Shirley saiu de São Gonçalo e encontrou William, algumas horas depois, na Ilha do Governador.
Pois bem, deixarei para reflexão:
Quem foi o grande responsável por esse encontro?
Francisco, pelo seu inconformismo e insistência em buscar as pessoas que se abrigam em um viaduto na entrada da Ilha do Governador?
Bruno, que se disponibilizou em buscá-los?
Seu Sérgio que guiou Bruno até o grupo que estava em frente ao abrigo?
Mirela, que através de uma percepção única conseguiu identificar William?
Ou teve alguém orquestrando todas essas pessoas acima e outras não descritas nesse texto para fazer esse reencontro acontecer?
Esse é mais um exemplo da Magia do Rotary.
Os vídeos a seguir procuraram retratar o que foi o evento que, mais uma vez devemos enfatizar, cumpriu seus objetivos, transformando o dia de pessoas em situação de rua, em um dia de convivência alegre e apoio social.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim Semanl n.º 25 - Período 2025-2026

Apresentamos o Boletim Semanal n.° 25, do Período 2025-2026. Para leitura completa, clique na imagem abaixo.